A importância da manutenção elétrica em casa

Compartilhe com os amigos

Sabemos que quando se trata de eletricidade, todo cuidado é pouco. Instalações e fiações muito antigas podem trazer sérios riscos à segurança de todos os moradores da residência. Contudo, nem todos dão a devida atenção para esse fato.

Pensando nisso, elaboramos esse artigo para que você entenda de uma vez por todas a importância de manter a manutenção elétrica de sua casa em dia.

Como saber se já está na hora de contratar um eletricista?

Bom, os sinais de perigo podem se apresentar de diversas formas. Aumento no valor da conta de luz, cheiros de queimado, aparelhos danificados, fios desencapados, picos de energia frequentes, entre outros.

Portanto, fique atento ao perceber esses tipos de ameaça. Os fios de sua casa podem estar desgastados e você realizando manutenção elétrica estará evitando que a situação se agrave.

O ideal é tomar medidas preventivas antes de esperar o problema acontecer. Porém, especialistas da área aconselham que você solicite a renovação da rede elétrica a cada 10 anos (no mínimo).

Quais são os principais perigos gerados pela falta de manutenção elétrica?

Curtos-circuitos, choques elétricos, incêndios… A lista é grande. Vale ressaltar que a falta de manutenção elétrica, além de ser prejudicial a você e sua família, também pode comprometer o funcionamento de seus eletrodomésticos.

Sendo assim, não pense duas vezes antes de garantir a proteção de todos e cuidar regularmente de suas instalações. Os fios de sua casa podem estar desgastados e esse “pequeno” deslize pode resultar em um incidente fatal.

Que cuidados devo ter com a manutenção elétrica de minha casa?

Primeiramente, não pense em economizar fazendo você mesmo, o serviço não é tão simples como parece. Agir por conta própria sendo que não possui preparo para essa ação, pode piorar a situação e aumentar os danos.

É primordial que você siga as recomendações do eletricista. Lembre-se que ele tem conhecimento necessário para dizer a você os cuidados que deve ter. Entre os erros mais comuns estão as gambiarras, emenda de fios, aparelhos com potência inadequada, uso de vários benjamins e sobrecargas no geral.

Como escolher um bom eletricista?

O último ponto e talvez o mais importante deles, é a escolha de um bom eletricista. Afinal, escolher pessoas não capacitadas pode influenciar drasticamente no resultado final do serviço.   

Esse é o momento certo para usar o Google e pesquisar por profissionais altamente qualificados e especializados no ramo. Certifique-se que a empresa que irá contratar esteja bem posicionada no mercado e tenha vasta experiência.

Uma dica é optar por sites confiáveis e que ofereçam além de tudo, conteúdos relevantes relacionados ao trabalho que prestam. Fazendo a escolha ideal você terá à sua disposição o suporte que precisa para assegurar o conforto de todos que moram com você.

E você, já parou para pensar em como está a manutenção elétrica de sua casa? Agora que você já sabe a importância em realizar manutenções constantes, não perca tempo, invista na segurança do seu lar.

Aproveite e leia sobre Dicas de manutenção elétrica


Compartilhe com os amigos

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *