Manutenção de Bombas Hidráulicas: como funciona e qual sua importância?

Compartilhe com os amigos

Bombas Hidráulicas é um assunto que merece a devida atenção, tanto em empresas, como em casas e prédios. Contudo, sabemos que entender a complexidade desse sistema não é tão simples como parece. Desse modo, elaboramos esse artigo para ajuda-lo a entender como funciona a temática e sua importância.

Qual a importância da Manutenção de Bombas Hidráulicas?

Primeiramente, vale começar esclarecendo que as instalações hidráulicas desempenham um papel importante e fundamental, pois são responsáveis por garantir recursos básicos que precisamos utilizar diariamente. Como exemplo podemos citar a coleta de esgoto, tubulações de gás, redes de abastecimento de água, irrigação, combustíveis e sistemas de refrigeração, entre outros que são essenciais para o dia-a-dia.

As Bombas Hidráulicas por sua vez, fazem parte dos componentes que compõem o sistema hidráulico, pois são máquinas que bombeiam fluídos por escoamento. Para maior eficiência, você deve escolher a que estiver de acordo com a sua necessidade, analisando o volume que precisa bombear, além da pressão e compatibilidade de fluídos.

Quais são os principais tipos de Bombas Hidráulicas?

Bombas de Engrenagem

Indicadas para processos frequentes, com pressão baixa ou fixa.

Bombas de Pistão

Ao contrário da engrenagem, essa é ideal para sistemas com alta pressão.

Bombas de Palheta

Ideais para fluxo e pressão baixa e com possibilidade de variação.

Por que fazer Manutenção de Bombas Hidráulicas?

Com o passar do tempo é natural os desgastes e falhas presentes nas bombas. Porém, essas falhas podem acarretar em sérios prejuízos. Outro problema recorrente é o vazamento de água, muitas vezes resultado de uma instalação mal feita.

Desse modo, a Manutenção de Bombas Hidráulicas é necessária para prevenir imprevistos que podem comprometer seu sistema hidráulico e agravar ainda mais a situação. Além disso, é válido ressaltar que vazamentos geram um grande desperdício de água, consequentemente resultando em maiores gastos na hora de efetuar o pagamento da conta de água.

Como saber se o sistema de minha casa ou empresa está vazando?

Há várias maneiras de realizar o teste para saber se possui vazamento no local. Começando pelas torneiras, se as torneiras pingam continuamente quando estão fechadas, certamente há necessidade da Manutenção de Bombas Hidráulicas. Outra forma de identificar é manter os registros abertos, mas desligar os aparelhos que usam água (não utilizar o vaso sanitário). Em seguida, verificar a posição do ponteiro maior do hidrômetro e o número que aparece, caso depois de 1 hora eles estejam alterados, já sabe, tem um vazamento em seu sistema.

Contrate um profissional e realize Manutenção de Bombas Hidráulicas periodicamente

Se você não tem experiência e muito menos entende sobre Manutenção de Bombas Hidráulicas, entre em contato com uma empresa especializada no ramo. Somente alguém com conhecimento suficiente na área poderá identificar todos os problemas presentes, assim como implantar as respectivas soluções. Contando com o suporte de uma empresa qualificada, você terá uma Manutenção de Bombas Hidráulicas completa. Afinal, de nada adianta arriscar-se em arrumar por conta própria, pois a má colocação pode piorar as condições do sistema.

Agora que você já sabe a importância da Manutenção de Bombas Hidráulicas e como identificar vazamentos, aproveite e leita também: Manutenção hidráulica industrial: conheça as melhores dicas

 

 

 

 

 

 


Compartilhe com os amigos

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *