Conheça 3 tipos de manutenção de bombas hidráulicas

Compartilhe com os amigos

A manutenção de bombas hidráulicas é muito importante para garantir o excelente desempenho de suas funções. Com o passar do tempo e o avanço tecnológico, foi possível inovar em técnicas assertivas e modernizar o processo de reparo já existente, consequentemente resultando em manutenções mais rápidas e eficazes.

Contudo, é natural que pessoas que não tem familiaridade com o tema, tenham algumas dúvidas sobre os diferentes tipos de manutenção de bombas hidráulicas.  Mas não se preocupe, pensando nisso a Instil Service preparou esse artigo especialmente para apresenta-las a você.

Entre os três principais tipos de manutenção de bombas hidráulicas estão:

  1. Manutenção Preventiva
  2. Manutenção Preditiva
  3. Manutenção Corretiva

Manutenção Preventiva

Essa é a principal manutenção, pois tem o propósito prevenir o surgimento de falhas e assim, impedir que peças desgastadas acabem quebrando e resultando em problemas maiores.  No final das contas, a manutenção preventiva oferece inúmeros benefícios, principalmente quando se trata de custo-benefício. Além disso, ao fazê-la dentro do período ideal, você:

  • Aumenta a vida útil
  • Reduz os custos de manutenção (que podem ser frequentes)
  • Reduz o envelhecimento e degradação da bomba

Manutenção Preditiva

Sendo o método mais moderno, a manutenção preditiva é comumente solicitada por indústrias. Segundo o ramo da Engenharia de Manutenção, através de softwares e em tempo real, ela é capaz de indicar as condições de funcionamento e o desenvolvimento do aparelho. Ou seja, a manutenção preditiva é feita de modo remoto e é uma maneira de monitoramento dos parâmetros das bombas ou qualquer outra máquina hidráulica, elétrica, mecânica e pneumática. Por meio dela, o profissional especializado poderá analisar seu equipamento e calcular o tempo de vida das bombas e peças usadas no processo de fabricação. Além disso, assim como a primeira, ela também oferece vantagens como:

  • Redução de custos
  • Aumento da vida útil do equipamento hidráulico
  • Não precisa desmontar o aparelho
  • Elimina a necessidade de inspeções físicas
  • Garantia de confiabilidade das bombas hidráulicas

Manutenção Corretiva

É a menos indicada, pois só acontece após o aparelho definitivamente quebrar ou apresentar algum defeito. Sem contar que a chance de outros componentes estarem danificados por falta das vistorias adequadas, é grande. Então certamente será um pouquinho mais custoso, não é mesmo?  Mas saiba que ela pode ser separada em duas etapas:

  • Planejada: nesse caso a falha é detectada e existe tempo para planejar a intervenção, o que faz com que o serviço saia financeiramente mais em conta.
  • Não planejada: não existe tempo de planejamento e a máquina ficará inutilizada. Trabalho um pouco mais caro, prazo maior para reparo e pode levar a perdas importantes.

A Instil Service tem vasta experiência não só no segmento de instalações elétricas, como em manutenções hidráulicas. Portanto, agora que você sabe a importância da manutenção de bombas, garanta a sua e fique livre de futuros transtornos. Evite surpresas e tome uma medida preventiva realizando um orçamento sem compromisso agora mesmo.

Aproveite e saiba mais sobre bombas hidráulicas: Manutenção de Bombas Hidráulicas: como funciona e qual sua importância?

 

 

 

 


Compartilhe com os amigos

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *