Barramento blindado: uma vantagem para suas instalações elétricas

Compartilhe com os amigos

Quem entende de elétrica sabe que o barramento blindado oferece uma série de benefícios se comparado a outros sistemas compostos por cabos. Sendo assim, se você está pensando em realizar instalações elétricas, saiba mais sobre a mercadoria que se consolidou no mercado brasileiro.

O que é barramento blindado?   

Pensando em alguém que não é familiarizado com o tema, resolvemos explicar nesse primeiro tópico o que é barramento blindado ou busway, como também é chamado. Ele nada mais é do que um equipamento formado por barras condutoras de eletricidade feitas de cobre ou alumínio.

Barramento blindado no Brasil

O desenvolvimento dos barramentos blindados no Brasil se deu entre 1956 e 1961, no governo de Juscelino Kubitschek, coma a criação da indústria automobilística, assim como havia acontecido nos Estados Unidos anteriormente. Não é a toa que até então, esses equipamentos eram fabricados no país apenas sob licença de uma empresa americana. Contudo, com o passar do tempo, o ramo da engenharia brasileira passou a investir em tecnologia de acordo os materiais que possuíam.  Atualmente, o Brasil além de usuário, se tornou um grande importador e exportador, importando principalmente para países como Argentina, México, Chile, Uruguai e Peru.

Ele pode ser usado em todo tipo de aplicação?

O barramento blindado pode ser usado tanto em instalações residenciais, como industriais e comerciais. Vale ressaltar que embora o cobre seja o mais utilizado para as demais aplicações, o alumínio é restrito às linhas de transmissão de energia, fiação de distribuição aérea, entre outras instalações de potência mais elevada. Nos últimos 15 anos, por exemplo, a construção civil empregou o produto na realização de edifícios, utilizando o barramento blindado para a distribuição de energia para todos os apartamentos ao invés de usar o método convencional de fios e cabos.

Vantagens do barramento blindado

Se comparado aos sistemas convencionais, os barramentos blindados proporcionam soluções vantajosas, a começar pelo dimensionamento, tempo de instalação e garantia de um sistema eficiente. Além disso, ao optar pelo barramento blindado você certamente economizará, afinal, não precisará de tantos condutores. Porém, por outro, é importante destacar que um não anula o outro, pois para um dos métodos se adequa a casos específicos. Portanto, deve ser feita uma análise de fatores como o tipo de instalação, o estado que dessa instalação, os custos, os objetivos, etc.

Em outras palavras, o barramento blindado se trata de um aparelho versátil, certificado e aprovado para diferentes instalações, oferecendo um bom desempenho e capacidade dos materiais, evitando o desperdício e reduzindo as dimensões dos equipamentos e necessidade do uso de matéria-prima. Desse modo, quanto maior for o consumo de energia do local, mais indicado é o uso do barramento blindado.

Afinal, qual deve ser utilizado, barramento elétrico ou fios e cabos?

Para uma melhor avaliação, é recomendado contratar um profissional experiente no segmento, ele saberá lhe dizer com propriedade qual seria o ideal para suas instalações e terá o conhecimento adequado para realiza-las.

E você, sabia como funcionava o barramento blindado? Agora que você já sabe um pouco mais sobre o tema, entre em contato com a Instil Service e garanta a eficiência de sua rede elétrica.

Aproveite e saiba mais informações sobre instalações elétricas: Instalações elétricas: qual sua importância e tipos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Compartilhe com os amigos

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *