EPIs para eletricistas: o que é e qual sua importância?

Compartilhe com os amigos

Sabemos que mesmo que você não atue na área da elétrica, o trabalho de um especialista em eletricidade é indispensável para todos nós. Somos dependentes da energia e frequentemente precisamos de algum serviço relacionado ao ramo, seja para instalações ou manutenções residenciais e empresariais. Portanto, leia as informações a seguir e saiba mais sobre EPIs para eletricistas:

O que é EPI?

Segundo a Norma Regulamentadora nº 6 (NR-06) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a sigla EPI significa Equipamento de Proteção Individual e está definida como: “todo disposto ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho”.  Ou seja, trata-se de equipamentos que são primordiais para que o profissional se proteja contra riscos e acidentes que podem comprometer sua integridade.

Qual a importância dos EPIs para eletricistas?

Vale ressaltar que para mexer com elétrica é preciso ter um nível de conhecimento adequado, pois se trata de um serviço perigoso e que expõe não só a vida do técnico, como de todos que circulam no ambiente. Dessa forma, todos os cuidados devem ser redobrados e o uso dos EPIs respeitados.

Importância dos EPIs para clientes

Ter consciência sobre o básico de EPIs para eletricistas é uma maneira de verificar a seriedade e comprometimento do profissional. Afinal, se você solicitar um serviço em sua casa ou estabelecimento, mas se dar conta que ele não possui nenhum desses equipamentos, qual será sua primeira impressão?

Bom, você certamente irá pensar que ele se ele não está preocupado com seu bem-estar, quem dirá de terceiros. E óbvio que seu propósito é ter o auxílio de uma pessoa que seja cuidadosa e tenha a preocupação de garantir a segurança de sua família ou funcionários, né?

Principais EPIs para eletricistas

Entre os principais EPIs para eletricistas estão:

  • Óculos de proteção
  • Capacete
  • Cinto de Segurança
  • Capas protetoras
  • Ferramentas específicas
  • Luvas e sapatos de borracha
  • Macacão
  • Respirador
  • Protetor do tronco

Adquira EPIs de qualidade

No momento de adquirir EPIs para eletricistas, faça uma rápida pesquisa e se certifique de estar investindo em uma marca de alto padrão. Claro que você deve pensar no custo benefício, mas não se esqueça de que quando o assunto é segurança, o mais importante é que os produtos tenham sido aprovados pelo órgão responsável.

De nada vai adiantar você ter equipamentos de proteção se os mesmos não tiverem em perfeito estado de conservação, não é mesmo? Por isso, escolha um material de qualidade que apresente longa durabilidade e se atente aos cuidados de utilização.

Sou empregador, quais minhas obrigações?

Segundo o item 6.6.1, entre algumas responsabilidades do empregador quanto ao EPI, estão funções como:

  • Exigir o uso da equipagem;
  • Orientar e promover treinamentos que abordem o tema, esclarecendo dúvidas de como usá-los, guarda-los e conservá-los;
  • Oferecer gratuitamente os EPIs ideais e correspondentes com os riscos das atividades;
  • Fornecer apenas materiais com Certificação de Aprovação (CA) e substituí-los quando estiverem danificados;
  • Se responsabilizar pela manutenção e higienização periódica.

E aí, gostou do post? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário. Aproveite e leia nosso artigo anterior Tudo que você precisa saber sobre manutenção hidráulica de piscinas

 

 

 

 

 


Compartilhe com os amigos

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *