Dicas de manutenção elétrica

Compartilhe com os amigos

Dicas de manutenção elétrica

Conheça algumas das melhores dicas de manutenção elétrica

A manutenção elétrica pode ser um pouco complicada para que não esteja tão familiarizado com esse tipo de sistema. Contudo, ela é importante e deve ser feita com periodicidade.

A manutenção deve acontecer devido a vários fatores, sobretudo pela segurança.

Afinal, a manutenção da parte elétrica é vital para manter a casa, o apartamento ou a loja mais segura, sem riscos de curtos-circuitos indesejáveis, que podem comprometer o bom ambiente.

Uma parte elétrica revisada oferece mais tranquilidade no dia a dia, afinal, os riscos de incêndios são grandes quando não há manutenções preventivas, preditivas ou até mesmo corretivas.

Por isso, tendo em mente a importância do tema, listamos algumas dicas valiosas para quem busca fazer a manutenção elétrica.

Atente-se aos sinais

Dicas de manutenção elétricaA parte elétrica é, de modo geral, mais escondida. Isto é, muitas vezes está longe das nossas atenções diárias. Por isso, deve-se estar mais atento aos sinais de alterações nas funcionalidades.

Por exemplo, caso o disjuntor da casa esteja falhando, com constantes quedas, talvez seja a hora de investir em um novo.

Afinal, estamos falando de uma peça responsável pela proteção da parte elétrica, que evita curtos-circuitos e sobrecargas elétricas.

O mesmo vale para as tomadas. Caso você perceba fios praticamente soltos, cheiro de queimado e outros sinais, chegou a hora de trocar a tomada ou até mesmo a fiação.

Além de comprometer a parte elétrica, defeitos como esses podem resultar em danos ao patrimônio, como queima em eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

Nesses casos, todo o cuidado é pouco para evitar problemas por falta de manutenção elétrica.

Proteção da rede elétrica

Dicas de manutenção elétrica

Além de ficar atento aos sinais, uma das mais importantes dicas de manutenção elétrica é utilizar, sempre que possível, materiais ou produtos específicos para proteção.

Por exemplo: em caso de muitos aparelhos e poucas tomadas, procure utilizar estabilizadores. Isso ajuda a controlar os picos de eletricidade e evita, também, a curtos-circuitos.

Até mesmo o aterramento de fios é uma medida importante para proteger o sistema elétrico.

Fique atento à voltagem

Conheça o ambiente e, se for preciso, enumere as tomadas e suas respectivas voltagens. Isso facilita na identificação, de modo a evitar enganos naturais.

Por exemplo, colocar aparelhos 110 em tomadas 220 pode causar panes na parte elétrica. Então, fique sempre atento à voltagem das tomada para evitar quaisquer danos, tanto na parte elétrica quanto nos aparelhos.

Não faça gambiarras

A gambiarra, infelizmente, faz parte da rotina de muitas pessoas. Contudo, isso é um erro.

Dicas de manutenção elétricaÉ importante ressaltar que as gambiarras são um dos principais responsáveis por curto-circuito e quedas na energia.

A parte elétrica não foi feita para suportar excessos ou improvisos. Por isso, EVITE as gambiarras.

Por exemplo: em caso de poucas tomadas, jamais utilize benjamins e extensões em excesso.

O ideal, nesse caso, é utilizar em cada tomada somente um aparelho conectado. Caso contrário, pode comprometer o bom funcionamento da parte elétrica, com sobrecargas.

Além disso, não emende os fios de qualquer maneira, pois isso favorece problemas elétricos e até mesmo choques.

Busque o auxílio profissional

Caso você entenda que haja a necessidade de realizar a manutenção elétrica, busque auxílio profissional.

Uma empresa especializada fará todo o trabalho com segurança e profissionalismo, diminuindo as chances de eventuais problemas e falhas, de forma a evitar danos tanto a parte elétrica, quanto ao bem-estar das pessoas.

Evite problemas, faça a manutenção elétrica periódica

Faça a manutenção periódica da parte elétrica e evite problemas. Essa é uma das principais medidas para manter o ambiente mais seguro, longe das quedas de energia, dos aparelhos queimados e das dores de cabeça.

Aproveite e leia nosso artigo sobre manutenção preventiva e corretiva.


Compartilhe com os amigos

Deixe seu comentário

Um comentário em “Dicas de manutenção elétrica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *