Instalações elétricas: qual sua importância e tipos

Compartilhe com os amigos

Instalações elétricas: qual sua importância e tipos

Conheça os mais conhecidos tipos de instalações elétricas e qual sua importância para as empresas

As instalações elétricas fazem invariavelmente parte do nosso dia a dia. Isso acontece porque elas estão presentes em casas, apartamentos, comércios e empresas.

Por se tratar de um sistema imprescindível, as instalações elétricas merecem todo o cuidado possível.

Afinal, o que são instalações elétricas

Antes de falarmos mais sobre a importância e tipos de instalações elétricas, precisamos compreender antes de tudo a definição desse tipo de instalação.

Podemos dizer que as instalações elétricas são componentes de ligações elétricas. Em ambientes domésticos ou comerciais, a instalação elétrica é formada basicamente por um conjunto de fios que partem de uma caixa de entrada.

Essa caixa de entrada alimentará, assim, a energia dos mais diversos pontos, que podem ser tomadas ou saídas de luz (lâmpadas).

Quais os tipos de instalações elétricas?

As instalações elétricas não são universais, elas variam de acordo com as necessidades.

Instalações elétricas: qual sua importância e tiposPodemos definir que existem três tipos de instalações elétricas: residencial/predial, comercial e industrial.

As instalações residenciais ou prediais são mais básicas, já que seu uso fica basicamente restrito aos interruptores e tomadas apenas.

Já instalações comerciais são parecidas com as residências. O que muda é geralmente a quantidade de componentes da instalação elétrica (fios, disjuntores).

Por fim, as instalações industriais são mais complexas e abrangentes, uma vez que são utilizados diversos sistemas de medição, a fim de controlar o consumo de energia em todas as fases da produção.

Classificação das instalações elétricas

As instalações elétricas podem ser dividas em:

  • Tensão reduzida (Extra baixa tensão);
  • Baixa Tensão;
  • Alta tensão.

A instalação de tensão reduzida opera em tensão elétrica menor ou igual a 75V em corrente contínua.

A instalação de tensão baixa, por sua vez, opera com uma tensão elétrica superior a 75V em corrente contínua.

Por fim, a instalação elétrica de alta tensão excede os valores definidos pela baixa tensão.

A importância dos projetos e manutenção da instalação elétrica

Tanto a elaboração de projetos quanto a manutenção de instalações elétricas são etapas importantes. Por esse motivo, é extremamente importante contar com o suporte de uma empresa especializada.

Somente uma empresa com experiência em instalações elétricas é capaz de garantir um trabalho profissional, sem falhas ou problemas futuros.

Muitas vezes as pessoas cometem o erro de tentar realizar a manutenção por conta própria, o que pode causar problemas sérios às instalações elétricas.

Por isso recomenda-se o suporte de uma empresa especializada em instalações elétricas.

Como escolher uma empresa de instalação elétrica

A melhor forma para escolher uma empresa de instalação elétrica é analisando o perfil da empresa e sua história; conhecendo os projetos, blog e outras informações que podem ajudar na tomada de decisão.

Não hesite, portanto, em procurar o máximo de informações sobre a empresa de instalações elétricas que despertou seu interesse.

Leia sobre a história da empresa (tempo no mercado), conheça mais afundo os serviços que ela presta e também os artigos que ela posta no blog.

Empresas profissionais e competentes com certeza disponibilizam conteúdo suficiente para que você tome uma decisão acertada. Então, a dica é buscar conteúdo que vai te ajudar a escolher uma empresa especializada em instalação elétrica.

Leia também sobre a importância do sistema de alarme

O que é CFTV e como instalá-lo?

 

 

 


Compartilhe com os amigos

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *