Seu chuveiro está desarmando o disjuntor? Entenda o motivo

Compartilhe com os amigos

O disjuntor tem a função de desligar automaticamente quando os picos de corrente elétrica vão além da sua capacidade, prevenindo acidentes que dependendo de como for, podem resultar em um trágico incêndio. Dessa forma, se seu chuveiro está desarmando o disjuntor, saiba que algo está errado com sua instalação residencial.

Normalmente, o inverno é a estação do ano onde esse problema se manifesta com frequência, causando preocupação entre as pessoas. Sendo assim, entenda o motivo desse inconveniente e como resolve-lo.

Aproveite e leia também:  instalação elétrica: tudo que você precisa saber sobre disjuntores

Por que meu chuveiro está desarmando o disjuntor?

Incompatibilidade

Como dito acima, a época mais fria do ano é o momento onde as pessoas correm para as lojas em busca de um chuveiro com maior potência e que garanta um banho quente. Contudo, um erro comum é o fato de muitos não darem a devida atenção para a fiação de casa.

Portanto, um dos motivos que levam o chuveiro a desarmar o disjuntor é a falta de compatibilidade entre os dois. Por exemplo: um chuveiro de 6.800W necessita de cabos de 6 mm², mas está ligado em cabos de 4 mm². Após algum tempo ligado, o calor excessivo irá aquecer os cabos e desligar o disjuntor.

Dois aparelhos ligados ao mesmo tempo

Quando o disjuntor cai ao ligar o chuveiro e outro aparelho ao mesmo tempo significa que a soma das correntes são maiores do que o nível de calor que ele pode suportar. O ideal é separar fiações somente para o chuveiro, sem compartilhar o circuito.

Disjuntor desarmando ao ligar o chuveiro

Se seu chuveiro está desarmando o disjuntor, essas são as principais causas. Porém, se isso ocorre de imediato, é possível que a capa dos cabos do chuveiro tenham derretido por conta do aquecimento. Nesse caso, é recomendado verificar a parte do fio onde ocorreu o derretimento e corta-la. E em seguida, religar o circuito.

O que posso fazer para evitar essa situação?

Evite as gambiarras como sobrecarregar uma tomada com vários ligamentos em um local só, ou até mesmo os famosos “gatos” como são chamados. Realizar uma reforma elétrica no período de tempo recomendado, substituindo fios antigos por novos também é uma dica fundamental.

Conte com a ajuda de um profissional

Embora a gente tenha citado aqui algumas dicas para solucionar o chuveiro que está desarmando o disjuntor, saiba que o auxílio de um profissional da elétrica é primordial nesse momento. Ele possui o conhecimento, preparo e experiência que você não tem e saberá lhe informar com segurança todos os problemas que devem ser resolvidos em sua casa. Apontando as melhores soluções e garantindo o bem-estar de todos os moradores ao implantar as respectivas mudanças necessárias.

Agora que você já sabe alguns dos motivos pelos quais seu chuveiro está desarmando o disjuntor, fique livre de preocupações. Contrate uma empresa especialista em assuntos de elétrica e garanta a segurança e tranquilidade de todos que moram com você.

 

 

 


Compartilhe com os amigos

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *