Veja como proteger crianças de acidentes elétricos

Compartilhe com os amigos

Você sabia que 600 pessoas morrem anualmente por conta de acidentes elétricos? Na maior parte das vezes, isso acontece pois nem todos possuem o conhecimento sobre o quanto pode ser perigoso mexer com elétrica. E quando se trata de crianças incontrolavelmente curiosas? Nesse caso, é muito pior. Afinal, a tomada pode parecer inofensiva e a inocência resultar em uma tragédia.

Foi pensando nisso que nós, como profissionais do ramo, achamos importante trazer essa temática para você. Veja como proteger crianças de acidentes elétricos:

Principais acidentes elétricos

Primeiramente, vale destacar que segundo dados levantados pelo Ministério da Saúde, em 2011 foram registrados mais de 10 mil internações de crianças que sofreram acidentes elétricos. Entre elas, crianças com problemas respiratórios, cortes, queimaduras, dores e alteração dos batimentos cardíacos. Infelizmente, essa é uma situação que ocorre com frequência e o número de vítimas não para de crescer, geralmente, afetando os pequenos até 10 anos de idade.

Tomada com obturador

Todo mundo sabe que as crianças adoram enfiar objetos dentro da tomada, não é mesmo? Fato que costuma tornar a criança alvo dos acidentes elétricos. A tomada com obturador foi feita especialmente para prevenir esses casos. É muito comum encontra-la em locais voltados para o público infantil, como creches e escolinhas, por exemplo.

O sistema de proteção com obturador impede o acesso a parte energizada da tomada e as chances de uma criança conseguir abrir os orifícios da tomada são nulas, pois seria necessário introduzir dois objetos ao mesmo tempo, porém, com a mesma força e grau de inclinação, ao contrário do que acontece com as tomadas convencionais, onde é necessário conter potências distintas entre dois pontos diferentes, facilitando esses tipos de acidentes elétricos.

Por que acontece os choques elétricos?

A resposta é simples. No momento que a criança coloca um objeto qualquer dentro de um dos espaços da tomada, o circuito entre o ponto energizado, até o fio terra é fechado. Ou seja, a criança ocupará o lugar do condutor e levará “energia” para o terra, consequentemente tomando o choque elétrico. A intensidade e gravidade desse choque varia de acordo com uma série de fatores como tensão e resistência. Portanto, a resistência do corpo humano varia de pessoa para pessoa e as condições nas quais ela se encontra, como o estado da pele, se está seca ou úmida, etc.

Instalando a tomada com obturador

Existem dois fabricantes de tomada com obturador: Schneider Eletric e Siemens. Escolha a de sua preferência e chame uma empresa de elétrica para auxiliar na instalação, a menos que você seja um profissional da área. Como dito acima, é preciso cautela ao mexer com a parte elétrica de casa. Sendo assim, não pense duas vezes antes de falar com uma pessoa especializada e adequada para o serviço. Veja algumas dicas aqui: 4 dicas que você precisa saber ao contratar uma empresa de elétrica

Viu só por que cada vez mais mamães e papais de plantão optam pela tomada com obturador em suas residências? Acidentes elétricos são graves e podem levar a óbito. Portanto, não se esqueça de seguir essas dicas e previna quem você ama de acidentes elétricos.

 


Compartilhe com os amigos

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *