Engenharia Hídrica: saiba algumas curiosidades

Compartilhe com os amigos

Se você chegou até aqui, certamente está interessado em saber sobre Engenharia Hídrica. Dessa forma, a Instil Service, como uma empresa experiente e que está há anos resolvendo casos hidráulicos, está aqui para falar sobre curiosidades de uma das áreas mais promissoras e  que está sendo destaque atualmente.

Para quem gosta de mexer com números, o ramo oferece excelentes oportunidades. Embora a civil seja popularmente conhecida, existem outras áreas que se encaixam na lista das mais bem pagas do mercado, com o salário que pode variar de R$3mil a R$10 mil, isso vai depender de uma série de fatores, inclusive do tempo de experiência. Ou seja, o campo é abrangente e o profissional pode atuar em distintos setores, bem como se especializar naquele que mais gosta.

Por essa razão, o curso de Engenharia está entre os mais procurados. Enquanto por um lado há quem realmente se identifica com a profissão, por outro, há apenas pessoas interessadas no valor que o trabalho pode proporcionar futuramente.

Vale lembrar que se antigamente esse tipo de curso era voltado apenas para homens, hoje, é cada vez mais comum encontrar mulheres que disputam espaço no setor.

Afinal, como funciona o curso de Engenharia Hídrica?

A graduação de Engenharia Hídrica tem duração de 5 anos e conta tanto com as disciplinas base do curso (Matemática, Física e Química), quanto matérias mais complexas como, por exemplo, hidrologia e hidráulica computacional. Para um amante de Ciências Exatas é um prato de mão cheia, não é mesmo? Contudo, para quem pensa em seguir a carreira, mas não gosta ou não tem um alto conhecimento com cálculos, com certeza terá problemas.

O curso tem o propósito de melhor preparar o aluno para o tratamento de água, afim de reduzir ou acabar de vez com os prejuízos causados pela mal uso. Além disso, ele engloba ensinamentos para a recuperação de mananciais e redes de irrigação e drenagem.

Lugares indicados para o curso de Engenharia Hídrica

De acordo com O Enem Virtual, essas são as quatro melhores instituições para estudar Engenharia Hídrica:

  • Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha (UFVJM) – MG
  • Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – MG
  • Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) – RS
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – RS

Exercendo a função

O formando em Engenharia Hídrica tem diferentes opções, podendo trabalhar na indústria, administração de e exploração de recursos hídricos, gestão e orientação do uso de sistema hidráulico, atividades agrícolas e que dizem respeito a drenagem e irrigação de água, redes de esgoto, projetos de infraestrutura aquática etc.

O mercado de trabalho

O mercado de trabalho é repleto de oportunidades, principalmente  se levarmos em consideração a crise hídrica que vivemos, junto a preocupação com o meio ambiente. Portanto, conseguir um estágio e adquirir experiência será o ponta pé inicial para conseguir bons empregos no futuro. É por esse motivo que o estágio é obrigatório na Engenharia Hídrica.

Agora que você já sabe curiosidades sobre o curso de Engenharia Hídrica, que tal procurar o seu?

Aproveite e leia também Eletricista: 4 dicas para se destacar no mundo corporativo

 


Compartilhe com os amigos

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *