Projeto elétrico: quantas tomadas devem conter em cada cômodo?

Compartilhe com os amigos

Se você está começando ou até mesmo pensando em dar início a um projeto elétrico residencial, é natural que tenha algumas dúvidas. Pensando nisso, a Instil Service resolveu esclarecer uma questão frequente entre o público: o número de tomadas em cada cômodo. Você sabe como calcular? Não? Então continue lendo o texto a seguir e evite contratempos em seu projeto.

Contrate um profissional

Antes de tudo é importante dizer que o que citamos aqui é apenas curiosidades ou conteúdo relevante para iniciantes da área, pois a contratação de um profissional é primordial para qualquer tipo de serviço que envolva rede elétrica. Além de ter o conhecimento e experiência necessária para realizar um projeto elétrico com eficiência, o eletricista proporciona um trabalho de qualidade e altamente seguro para você e sua família.

TUG ou TUE: entenda a diferença

Já ouviu falar nessas expressões? TUG significa tomada de uso geral e TUE quer dizer tomada para uso específico. A primeira é ideal para conectar equipamentos móveis, aspiradores de pó, televisores, luminárias, entre outros portáteis comuns. Já a segunda é destinada a aparelhos com maior potência como é o caso dos chuveiros, ar condicionado e micro-ondas, por exemplo.

De acordo com a NB5410, para instala-las, alguns padrões devem ser seguidos. As tomadas de uso geral precisam ser dimensionadas em no mínimo 600W, se o local tiver mais de 3 tomadas, basta instalar 3 em 600W e o restante com 100W. Enquanto as tomadas para uso específico devem possuir redes separadas das demais tomadas, sem esquecer que a potência da tomada deve ser maior do que o equipamento que será ligado.

Coloque tomadas a mais em seu projeto elétrico

Para evitar o uso de benjamins e sobrecarregar a rede, é indicado colocar tomadas a mais. Em lugares com área menor ou equivalente a 6m², ao menos uma. Locais acima de 6m², uma tomada a cada 5m. Cozinhas e áreas de serviço, uma tomada a cada 3,5 m. Varandas, garagens e subsolos, uma tomada e por fim, os banheiros que também devem conter ao menos uma tomada ao lado do lavatório, com afastamento de 60 cm do chuveiro.

Como é determinada a quantidade de tomadas por ambiente?

Vale ressaltar que as TUE não possuem cálculos, pois são colocadas conforme as necessidades do cliente, mas é claro que você não pode deixar de dar atenção às potências. Agora se estamos falando de TUG, o cálculo é feito a partir da seguinte fórmula:

N°TUG = PERÍMETRO LOCAL ÷ METRAGEM FRACIONADA

Os resultados podem ser quebrados, mas basta arredonda. Por exemplo: sua conta resultou em 2,70, arredonde para 3 tomadas e assim sucessivamente.

E você, está iniciando um projeto elétrico? Conte com a Instil Service.

 

 


Compartilhe com os amigos

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *