Manutenção hidráulica industrial: conheça as melhores dicas
Conheças algumas dicas essenciais ao realizar a manutenção hidráulica industrial
Toda e qualquer manutenção, seja ela hidráulica ou elétrica, requer atenção por parte das empresas. Isso acontece justamente porque qualquer falha em uma dessas áreas pode representar problemas graves.
A ausência de manutenção hidráulica industrial pode comprometer a produção e cronogramas das empresas. Às vezes, uma única máquina que não funcione corretamente pode significar grandes prejuízos às empresas.
A melhor forma para evitar dores de cabeça é realizando a manutenção hidráulica industrial com periodicidade. Por isso, esqueça as manutenções sazonais, de tempos em tempos, o segredo está na frequência.
Para isso, deve-se realizar dois essenciais tipos de manutenção hidráulica: a preventiva e a corretiva.
1) Manutenção Hidráulica Industrial corretiva
A manutenção corretiva, seja ela hidráulica ou elétrica, não é a mais recomendada a se fazer, mais ainda é preciso, sobretudo em casos que a manutenção preventiva inexistiu.
A ideia da manutenção hidráulica industrial corretiva é corrigir uma falha, um erro no maquinário. De modo geral, esse tipo de manutenção somente existe devido à omissão, que se deve à falta de medidas preventivas.
A manutenção hidráulica industrial somente deveria ser necessária em casos extremos, em que o maquinário apresentou defeitos inesperados.
Quando esse tipo de manutenção entra em cena, é importante realizar as correções e consertos o quanto antes.
2) Manutenção hidráulica industrial preventiva
A manutenção hidráulica industrial preventiva é a ideal dentro das empresas, já que ela é a responsável por prevenir eventuais falhas no maquinário que podem, a curto prazo, comprometer a produção.
A manutenção preventiva DEVE ser obrigatória dentro do ramo industrial, sobretudo pelas vantagens que ela oferece.
Um dos principais benefícios desse tipo de manutenção é detectar possíveis falhas ou defeitos antes que aconteçam de fato. Ou seja, cria-se uma metodologia voltada na prevenção de falhas que podem facilmente ser evitadas.
Dentre as atividades preventivas mais comuns na manutenção hidráulica industrial preventiva, destacam-se:
- Averiguar o fluído de óleo;
- Avaliar filtros de respiro;
- Inspecionar filtros de indicadores e medidores;
- Verificar mangueiras, tubos e conexões.
Medidas como as citadas acima são importantes para que a manutenção hidráulica industrial preventiva seja bem-sucedida.
Outra importante dica é estar sempre atento às especificações dos equipamentos e maquinários presentes no manual.
De modo geral, os manuais são aliados e devem lidos com atenção, pois contém informações úteis sobre as funcionalidades do maquinário. Muitas vezes, algumas informações passam despercebidas, por isso, fique sempre atento.

Mais sobre a manutenção hidráulica industrial preventiva
O ideal para que a manutenção preventiva seja de fato eficiente é estabelecer entre os colaboradores uma mentalidade baseada na conscientização.
Dessa forma, todos estarão cientes de suas responsabilidades e podem ser aliados importantes. Afinal, os operadores estão diariamente em contato com as máquinas e equipamentos. Logo, eles são as pessoas ideais para ajudar na manutenção hidráulica preventiva, devido à conscientização.
Lembre-se: esse tipo de ação preventiva aumenta a vida útil dos equipamentos e máquinas, gerando menos gastos com reposição de peças e compras de novo maquinário.
Faça a manutenção hidráulica industrial
Independentemente do tipo de manutenção, seja ela preventiva ou corretiva, o importante é sempre fazer a manutenção hidráulica industrial. Dessa forma, as empresas estarão sempre crescendo e preocupando-se apenas com o sucesso profissional.






Deixe seu comentário