O que é CFTV e como instalá-lo?
Através deste artigo, saiba o que é CFTV e como instalá-lo; conheça as vantagens que ele oferece
Para quem não está familiarizado com a sigla ou não sabe exatamente o que é, CFTV significa Circuito Fechado de TV. Seu objetivo principal é coibir a ações criminosas através da presença de câmeras de segurança.
Com o aumento da criminalidade e insegurança na sociedade, apostar em alternativas que foquem na segurança tornou-se quase uma obrigação para todos.
Foi-se o tempo em que câmeras ficavam restritas somente às empresas. Hoje, por uma questão de necessidades, tanto o comércio quanto as residências utilizam o CFTV como forma de oferecer mais segurança às pessoas.
O que é CFTV?
Como dissemos, CFTV significa Circuito Fechado de TV. Sua tecnologia é focada no monitoramento remoto, utilizando câmeras analógicas ou digitais.
Seu objetivo é registrar imagens em tempo real de empresas, comércios, residências e condomínios, a fim de ter maior controle do que acontece no ambiente.

Onde instalar o CFTV?
Para que o CFTV seja eficiente e funcional, o ideal é que a instalação as câmeras aconteça em pontos estratégicos.
Portanto, deve-se evitar pontos cegos e, claro, ambientes menos importantes.
Por exemplo: caso você tenha um comércio, priorize câmeras na entrada e no caixa. Dessa forma, você coíbe mais a ação criminosa.
Em casas e condomínios, a entrada e a garagem são pontos importantes para a instalação do CFTV, por exemplo.
Benefícios do CFTV
O CFTV possui muitas vantagens às pessoas que resolvem instalá-lo. Começando pela maior segurança que oferece.
É inegável que o CFTV inibe as investidas criminosas, sobretudo porque as câmeras com gravação em tempo real registram toda a ação. Com isso, qualquer criminoso pensará duas vezes antes de arriscar ser gravado.
O Circuito Fechado de TV não só inibe a ação criminosa, mas também funciona como um método repressivo/reativo.
Suponhamos que algum infrator invada seu comércio e roube alguns produtos. Devido à gravação feita pelo CFTV, ficará mais fácil identificar o criminoso e prendê-lo.
Além disso, o CFTV oferece mais tranquilidade às empresas e comércios, já que através dele é possível enxergar à distância como está o ambiente de trabalho, a rotina da equipe, se está tudo em ordem.
Existem outros benefícios que o CFTV oferece. Ele ajuda na detecção de anormalidades no ambiente, assim como as gravações podem servir como provas em eventuais processos judiciais.
Equipamentos do CFTV
Diversos equipamentos compõem o CFTV. Podemos separá-los em três categorias: equipamentos de gravação de imagem e som; cabeamento e equipamentos de gerenciamento e armazenamento.
Quando falamos de equipamentos de gravação, incluem: câmeras analógicas ou câmeras digitais.
Quanto ao cabeamento, ele varia de acordo com o modelo de câmera escolhido.
Caso opte pelas câmeras analógicas, você utilizará cabos coaxiais; se escolher a câmera digital, cabos de rede UTP.
Já com relação ao gerenciamento e armazenamento de dados do CFTV , você utilizará TV’s, HD de memória, sistemas de gravação DVR (Digital Vídeo Recorder), HVRs ou NVR (Network Vídeo Recorder), que variam de acordo com o modelo de câmera utilizado.
Como instalar o CFTV
Para instalar o CFTV é preciso o mínimo de conhecimento nessa área. Caso você não faça a mínima ideia de como instalar CFTV, a solução mais simples e fácil é solicitar o auxílio de uma empresa especializada.
Somente ela garantirá um trabalho eficiente, sem dores de cabeça e empecilhos durante a gravação das imagens do CFTV.
Imagine perder gravações importantes por conta de um problema na instalação? Seria desastroso, certo? Por isso, quando falamos de segurança, todo o cuidado é pouco.
Aproveite e leia nosso artigo sobre sistema de alarme.






Deixe seu comentário