Você já ouviu falar na sigla SPDA? Não? Então confira nesse artigo que a Instil Service criou especialmente para você ficar por dentro dessa norma tão importante e para tirar todas as suas dúvidas.
O que é?
SPDA é a sigla para Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas¸ mas é conhecido popularmente como para-raios. Como o próprio nome diz, ele tem a função de impedir e minimizar o impacto das descargas atmosféricas. Principalmente em estruturas e edificações, como prédios e estabelecimentos industriais.
Segundo informações divulgadas pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), por ano, o território brasileiro é atingido por cerca de 50 milhões de raios, que acertam, em média, 500 pessoas e um grande número de edificações. Com isso, a cada 50 mortes por raios no mundo, uma ocorre no Brasil.
São 130 mortes e mais de 200 feridos por ano. Isso sem contar os prejuízos financeiros causados para o País, que são estimados em cerca de um bilhão de reais. Isso faz com que o SPDA se torne muito importante em nosso país
Para que serve?
Sem o SPDA o risco de acidentes é alto. Sem tal sistema, estruturas que sofrem descargas atmosféricas muito fortes. Elas não ter condições de suportar a força das correntes elétricas sozinhas. Isso gera uma série de abalos, como:
- Incêndios: que podem iniciar na rede elétrica, principalmente se for instalação antiga;
- Rachaduras: por mais resistente que uma construção possa ser, o impacto de várias descargas elétricas pode gerar rachaduras com o tempo;
- Perda de eletrônicos: o impacto de uma descarga atmosférica pode danificar não apenas o sistema elétrico, como também transformadores, computadores, aparelhos de televisão e outros dispositivos,
- Explosões: dependendo do tipo de armazenamento realizado em uma edificação, como produtos químicos e inflamáveis, ao receber uma descarga elétrica, é possível que ocorram explosões. Imagine uma fábrica de explosivos sem um para-raios?!
- Risco à integridade de pessoase animais: é altamente preocupante a circulação de pessoas e animais em lugares que são áreas de risco. Descargas elétricas podem ser fatais.
Quando acontece uma tempestade e vários raios atingem um prédio muito alto, o SPDA age como uma espécie de escudo, absorvendo o impacto do raio e levando suas correntes altíssimas para a terra por meio de condutores.
Quais são as normas estabelecidas sobre SPDA?
Existem algumas normas exigidas ao uso do SPDA. São elas:
- Todas as peças e acessórios de ferro, usados no SPDA, deverão ser galvanizados a fogo ou banhadas com 254 micrometros de cobre;
- Edificações com mais de 10 metros de altura, deverão possuir no subsistema de captação, um condutor periférico em forma de anel, que contorna toda a cobertura e afastado no máximo a 0,5m da borda;
- Os cabos de aço da estrutura protendida NÃO poderão ser utilizados como parte do SPDA;
Além do SPDA

Além de todas essas precauções a serem tomadas, a instalação de um DPS (dispositivo de proteção contra surtos) é muito recomendada. Esse sistema tem como função fazer a proteção interna da sua residência contra descargas elétricas de origem atmosférica (raios) ou outras, como quedas de energia e sobrecargas.
Se você gostou dessas informações sobre SPDA, venha conferir muito mais no nosso blog. Aqui, você encontrará as melhores dicas de elétrica, hidráulica, pneumática e muito mais.
Até a próxima!





Deixe seu comentário